sábado, 4 de abril de 2009

Bangalore







Bom, vou compartilhar um pouco dos acontecimentos aqui. Trabalho numa Social Enterprise que faz um trabalho importante para o Terceiro Setor da India. A Maya LabourNet desenvolve o setor informal acessando trabalhadores e proporcionando a eles cadastro profissional, treinamento, beneficios como seguro saude, conta em banco etc.. Alem disso, LNet possui clientes-parceiros que requisitam estes trabalhadores para empregos que podem ser de curto, medio ou longo prazo. Realmente pode se dizer que se trata de um trabalho socialmente responsavel, exatamente o que me faz sentir util de fato. Meu intuito nao eh somente estar num escritorio "amarrado" sem proposito maior.. talvez seja por isso que considero estar reiniciando um gerenciamento de carreira voltado para questoes de Responsabilidade Social, Sustentabilidade, CSR e temas relacionados. Sou formado em Administracao na PUC-RJ e sou pos graduado em Responsabilidade Social e Terceiro Setor na UFRJ. Estou encontrando na AIESEC uma oportunidade de desenvolver meu potencial em organizacoes pelo mundo que estejam engajadas com questoes relevantes para o planeta. Isso realmente me faz sentir bem. Eh fato que eu vejo certa dificuldade em fazer dinheiro rapidamente trabalhando com estas questoes, porem meu intuito eh estar engajado com um proposito maior no trabalho (capital social) e tenho certeza que pela experiencia e networking adquiridos eu terei oportunidades cada vez maiores no sentido de ser bem remunerado pelo que estou me dedicando num futuro proximo. Acho que um dos motivos de real felicidade nesta vida eh trabalhar com o que realmente gosta e se identifica e poder ser bem recompensado por isso. Estou com o pensamento em ser um empreendedor social e ganhar dinheiro salvando o planeta. Existem diversas possibilidades de produtos e servicos socio-ambientalmente corretos que podem ser muito lucrativos. Minha rede social esta se expandindo, porem minha meta real para um proximo intercambio pela AIESEC sera entrar numa grande empresa com um contrato de no minimo 1 ano e de preferencia na area de Corporate Social Responsibility. Quero ter a expericencia de desenvolver estrategias corporativas voltadas para o impacto social positivo. Bom, neste momento eu desenvolvi um Programa Interno de Endo-Marketing para a Maya LabourNet ( parceira da Artemisia - empresa que me contratou pela AIESEC), e agora, estou a implementar o projeto. Alem disso, vou participar da Artemisia Social Business Competition, o que me dara a oportunidade de desenvolver um produto ou servico a ser financiando pela propria Artemisia. Bom, preciso ressaltar que fui muito bem recebido por todos aqui em Bangalore. Estou tendo suporte dos membros da AIESEC e tenho um otimo relacionamento com todos no trabalho. Minha adaptacao aqui foi muito rapida, o que pra mim particularmente nao eh dificuldade alguma, pois ja viajei bastante. Morei na California (3 meses), Miami (6 meses) e Londres (1 ano e 10 meses), e ja viajei de mochilao pela europa (1 mes - Espanha, Franca, Holanda, Belgica e Escocia e 1 mes so na Italia) e me aventurei na Thailandia (por 1 mes), alem de viagens curtas na America do Sul. Mas a India sempre esteve nos meus planos, e quando recebi a proposta da Artemisia nao pensei 2 vezes. E aqui estou em Bangalore vivenciando esta experiencia importante em termos pessoais, profissionais e espirituais. Estou agora fazendo um curso de tecnicas de respiracao e meditacao (Art of Living). Recomendo a todos. Existem filiais em todo o mundo. Vou passar a pascoa em GOA (10-13 abril) com amigos do trabalho e logicamente matar a saudade das praias. Bom, por enqto eh so. Namaste and live the present moment.

3 comentários:

  1. Oi Tu,

    Li e sei que as coisas estao bem por aí né...Bom seria se todos no mundo pensassem igual a voce, em preservá-lo fazendo o que gosta. Mas tb nao é uma tarefa fácil e nem pra qualquer um...acredito que seja muito difícil ganhar pouco num mundo capitalista como o nosso...
    Mas vc sabe, te desejo tudo de bom e que vc consiga concretizar seus sonhos!!
    Pensamento positivo sempre.

    bjooooooooo

    Carol Iglesias

    ResponderExcluir
  2. Olá, Arthur. Olá, Carol!!

    Fico bastante feliz em perceber que a sua experiência na Aiesec está contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional. E no que depender de nós, você terá cada vez mais oportunidades de crescimento como essa. Tenho certeza que seus próximos passos irão te ajudar à seguir seus objetivos futuros.
    Um grande abraço de todos aqui da Aiesec Rio!!

    ResponderExcluir
  3. Fala meu fregues!!rsrs

    Bom saber que vc se adaptou bem a Bangalore e que està gostando do trabalho. Torço mto pelo seu sucesso na @ e fora dela. Concordo com a Carol qndo ela diz que bom seria se todos tivessem esse engajamento em fazer um mundo melhor como você. é uma tarefa àrdua trabalhar com responsabilidade socio-ambiental, mas o setor cresce a cada dia e tenho certeza que com sua dedicaçao e seu profissionalismo, vc obterà sucesso nesta sua empreitada. Te desejo toda a sorte. Vc merece.

    Tamo junto, parceiro.

    Abs,

    Lucas Cavour

    ResponderExcluir